mercoledì 5 dicembre 2007

Doutoramento "honoris causa" de Eduardo Lourenço em Bolonha



(artigo publicado no site do Instituto Camões:




Eduardo Lourenço vai ser distinguido "honoris causa" com o título de doutor em Literaturas e Filologias Europeias pela Universidade de Bolonha, a 4 de Dezembro, pelas 17 horas, em cerimónia solene presidida pelo Reitor da Universidade de Bolonha, Pier Ugo Calzolari.
A atribuição do título coincidirá com a inauguração naquela universidade da Cátedra Eduardo Lourenço de História da Cultura Portuguesa, patrocinada pelo Instituto Camões, e que funcionará a partir deste ano lectivo na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Margarida Calafate Ribeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, será a professora responsável pela nova cátedra.
A distinção - a mais alta que a Universidade de Bolonha pode conceder - foi aprovada por unanimidade em 2006 pela Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade, dirigida por Alberto Destro, a partir da proposta apresentada pelo professor proponente, Roberto Vecchi, responsável pela cátedra de Literatura Portuguesa da mesma Universidade. Posteriormente, em Agosto de 2007, o ministro do Ensino Superior italiano, Fabio Mussi, aprovou a concessão do título ao ensaísta, professor universitário, filósofo e intelectual português.
Bolonha, a mais antiga Universidade europeia, fundada em 1088, já conta, entre os seus doutores eminentes, com figuras portuguesas. Em 1989, por ocasião das manifestações do IX centenário da fundação da Universidade, recebeu o título o então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, que estará presente na cerimónia. Serão ainda convidados a participar no evento, a Presidente do Instituto Camões, Simonetta Luz Afonso, o Embaixador de Portugal em Itália, Vasco Valente, o Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, e o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar.
No dia seguinte à cerimónia, a 5 de Dezembro, na Presidência da Faculdade de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade de Bolonha terá lugar um simpósio onde, além da assinatura do protocolo de cooperação entre o IC e a Universidade de Bolonha, Eduardo Lourenço proferirá uma lição inaugural. Em seguida, Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Mulinacci, Vincenzo Russo e Roberto Vecchi, professores da Universidade de Bolonha, debaterão o tema «Labirintos, saudades e destinos: reconfigurando a cultura portuguesa».





MAIS sobre Eduardo Lourenço:


Depoimento de Eduardo Lourenço sobre o "Plano Nacional de Leitura":

Nessun commento: