lunedì 17 dicembre 2007

Portugal e a China de Yongzheng por Mariagrazia Russo


A lusitanista Mariagrazia Russo, investigadora da Universià «La Tuscia» de Viterbo e professora, no mesmo ateneu, de Filologia e Linguistica Romanze e de Lingua e traduzione portoghese e brasiliana apresenta em Lisboa, amanhã, dia 18 de Dezembro, o segundo volume da obra A Embaixada de D. João V de Portugal ao Imperador Yongzheng, da China (1725-1728).

Esta importante monografia histórica, que documenta as relações diplomáticas e culturais entre o extremo ocidental da Europa e o longínquo Oriente na primeira metade do século XVIII (recorde-se que o Imperador Yongzheng reinou entre 1723 e 1735), é coordenada por António Vasconcelos de Saldanha e publicada pela Fundação Oriente. A tradução e notas chinesas são de Jin Guo Ping.

O primeiro volume, publicado em 2005, compilava documentos inéditos da Biblioteca Apostolica Vaticana e da Biblioteca Nazionale Centrale "Vittorio Emanuele II" de Roma sobre a viagem de regresso à China do Padre António de Magalhães e a embaixada portuguesa de Alexandre Metelo de Sousa e Meneses.
O segundo, que ora vem a lume, junta ao primeiro outra documentação inédita, recolhida junto do Arquivo de Braga.

Por este trabalho de amplo fôlego (um total de cerca 700 páginas impressas) damos os nossos parabéns a Maria Grazia Russo e à Fundação Oriente, que apoia esta iniciativa.


MAIS sobre a Fundação Oriente:
http://www.foriente.pt/Pt/destaques.asp

Nessun commento: