giovedì 17 gennaio 2008

http://www.ipsar.org/ - Site reactivado


Depois de um período de interrupção no seu funcionamento, devido a problemas de natureza técnica, o sítio internet do Instituto Português de Santo António em Roma está já reactivado.

O Instituto é o único polo de cultura portuguesa em Itália, para além dos centros universitários.

A sua longínqua origem, entre os séculos XIV e XV, fala-nos da piedade de vários benfeitores - Dona Guiomar, nobre de Lisboa; a Sé de Lisboa; D. Antão Martins de Chaves, bispo do Porto e cardeal de S. Crisógono - que fundaram hospitais na cidade papal, para hospedar os peregrinos nacionais que vinham a Roma venerar as relíquias doos Apóstolos.
O seu carácter nacional e unificador foi sempre aumentando, sendo a igreja, que lhe está anexa, o centro da cultura e da representação diplomática portuguesa, mormente durante o período de opulência do século XVIII, no reinado de D. João V.
No século XIX, contemporaneamente à Unificação de Itália sob os Savoias, o estabelecimento seculariza-se, sendo então denominado "Instituto" e começando a desenvolver uma actividade mais especificamente cultural, principalmente no apoio a estudantes de Belas-Artes, Arqueologia e História da Arte, que continuavam a ter Roma como meta e fonte privilegiada na sua formação académica.
O Instituto sofreu os revezes da história durante o século XX, passando por graves dificuldades financeiras, que se reflectiram obviamente na sua actividade, reduzida ao mínimo durante largos anos, e acompanhada de uma notável decadência das próprias estruturas.

Desde o início dos anos '90, porém, a valorização do património imóvel desta instituição tem permitido a reabilitação dos espaços, e a diversificação e intensificação da sua actividade cultural.

Hoje o Instituto é conhecido em Roma pela sua notável actividade concertística - numa média de 4 concertos de música erudita por mês - e, tendo recuperado e inaugurado há alguns anos uma esplêndida galeria de arte, promove também regularmente exposições de carácter histórico e artístico.
Nas suas dependências funciona uma biblioteca e o arquivo histórico, e ainda um curso de língua e cultura portuguesa, que este ano se foi reestruturado em três níveis.
Existem duas amplas salas polivalentes, destinadas ao convívio e às conferências, sem esquecer a regular actividade litúrgica na sua belíssima igreja, em língua portuguesa.


Depois de uma visita virtual através do site reposto em funcionamento, e que em breve estará completamente actualizado no que concerne às actividades mensais, aconselhamos vivamente um salto até à Via dei Portoghesi, para conhecer esta instituição singular.

Nessun commento: