giovedì 31 gennaio 2008

Parabéns Joseph Kosuth


O grande artista americano, residente em Roma e presente em Portugal, na colecção Berardo, entre outras, faz hoje anos: os nossos parabéns!

Artista conceptual e escritor americano fortemente interessado pela filosofia e pelas ciências sociais em geral.
Estudou no Toledo Museum School of Design entre 1955 e 1962, e no Cleveland Art Institute onde completou os seus estudos como pintor.
Em 1965 começou a produzir trabalhos com base na escrita e no fim desta década tornou-se o editor americano da publicação britânica Art & Language, para onde escreveu numerosos textos teóricos sobre Arte Conceptual.
Fundou o Museum of Normal Art, um dos primeiros espaços americanos a exibirem Arte Conceptual, e onde realizou a sua primeira exposição individual.
Durante os anos 70, continuou a inserir mensagens anónimas em espaços públicos, sugerindo que a arte não depende do artista, mas sim da sociedade em que se insere.
Nos anos que se seguiram, voltou ao espaço das galerias, usando reproduções de pinturas históricas e textos, em trabalhos como Cathexis, no sentido de desenvolver as suas investigações sobre as funções da arte.
Em 1972 e 1982, participou nas documenta 5 e 7, em Kassel.
Em 1992 apresentou a instalação Documenta-Flânerie, na documenta 9.
Kosuth é um dos precursores da Arte Conceptual Analítica.

in:
http://www.berardocollection.com/?toplevelid=33&CID=100&a1=artist&v1=210&lang=pt&tab=works#


MAIS sobre a Colecção Berardo:

http://www.berardocollection.com/

"Uma colecção internacionalmente reconhecida, cobrindo praticamente todos os mais importantes movimentos artísticos modernos, até aos mais recentes desenvolvimentos da criação contemporânea. Uma grande parte da colecção estará em empréstimo permanente no novo Museu Berardo – Centro de exposições do Centro Cultural de Belém em Lisboa, com nomes como Picasso, Miró, Bacon, Moore, Mondrian, Duchamp, Warhol e muitos outros."

Nessun commento: