lunedì 16 giugno 2008

13 de Junho: Santo António de Lisboa




Santo António de Lisboa, OFM (Lisboa, 15 de Agosto de 1195 — Pádua, 13 de Junho de 1231), baptizado Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo. É também conhecido como Santo António de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade italiana.



Em Portugal, Santo António é muito venerado na cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal.

As festas em honra de Santo António começam na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade (principal artéria da cidade), no qual competem os diferentes bairros.

Um grande fogo de artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa.

A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, febras de porco, come-se também o "caldo verde" e bebe-se vinho tinto. Ouve-se música e dança-se até de madrugada.

Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar, na Sé Patriarcal de Lisboa, o casamento de jovens noivos de origem modesta, todos os anos no dia 13 de Junho. São conhecidos por "noivos de Santo António".

IN
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa#Portugal

Nessun commento: