mercoledì 22 ottobre 2008

Luís Antunes Pena em Roma

VENERDI 28 NOVEMBRE
ore 21,00
SALA ACCADEMICA
CONSERVATORIO S. CECILIA
CONCERTO 5

Anatomia de un poema sonoro (2004)
per Voce femminile, voce recitante, sax contralto, percussioni, pianoforte e live electronics


O jovem compositor português Luís Antunes Pena foi um dos seleccionados, na categoria "Live Electronics", num concurso internacional feito no âmbito do 1º Festival Internazionale di Musica Elettroacustica del Conservatorio di Santa Cecilia di Roma.
Na noite de 28 de Novembro será executada a sua Anatomia de um poema sonoro.
Anatomia de um Poema Sonoro foi concebida como uma desconstrução fonética da linguagem. A sucessão dos eventos musicais decorre de forma mais ou menos directa do texto que atravessa toda a partitura. Em Anatomia há uma transfiguração concreta da linguagem em música. O texto fornece o universo sonoro e rítmico da peça ao mesmo tempo que ele próprio se transforma em poesia sonora. A música ora é uma instrumentação do texto, ora é texto como música. Com a excepção do poema de Schwitters “An Ana Blume” o texto usado é baseado no poema de Jorge de Sena “Amor”. Este poema surge transformado numa sucessão de palavras sussurradas e faladas em que o texto original se intercala com frases que dele derivam mas que formam um texto paralelo desprovido do seu sentido original. Um texto nonsense nasce deste modo a partir do poema de Sena e transforma-se naquilo que lhe resta: sons e ritmos; um texto libertado do seu sentido semântico e por isso mesmo carregado de um outro sentido de ordem rítmica e sonora. A citação das três frases do poema de Kurt Schwitters „A Ana Flor“ (“Azul é a cor do teu cabelo louro. Vermelho é o arrulho do teu pássaro verde. Tu teu tu a ti eu a ti tu a mim - Nós?“) surge assim como a culminação simbólica do texto como ritmo e como som.Os processos de composição usados nesta peça são, por assim dizer, moldados pelo texto e pela sua particular relação com os instrumentos. Este aspecto conduziu à criação de um vocabulário musical que permitisse a passagem maleável entre música e texto. Uma correspondência por vezes directa entre ruídos e consoantes entre tons e vogais. A síntese sonora do texto dá origem à música e a re-síntese da música origina novo texto.
IN
Nesse mesmo dia, às 10h00 da manhã, o compositor português fará uma comunicação intitulada “Rhythm and Sound in ANATOMIA DE UM POEMA SONORO” (Sala dei Medaglioni - Conservatorio di Santa Cecilia).
SOBRE O FESTIVAL:
Il Conservatorio di Roma con la 1° edizione del "Festival internazionale di musica elettroacustica del Conservatorio S.Cecilia" vuol creare un appuntamento unico in Italia, durante il quale sia possibile fruire della produzione musicale elettroacustica più rappresentativa in campo internazionale. Un appuntamento a novembre nel centro storico di Roma per ascoltare musica di oggi e riflettere sulla musica di oggi, sulle sue tecniche, i suoi strumenti e i suoi obiettivi espressivi.
Recordamos que Luís Antunes Pena foi galardoado na Áustria com o Preis des 11. Kompositionswettbewerbs des Wiener Sommer-Seminars für neue Musik (Komposition und Interpretation) justamente pela sua Anatomia de um poema sonoro (2004).
MAIS sobre Luís Antunes Pena IN

Agradecemos esta informação ao nosso amigo Gustavo Delgado, compositor argentino que veio ao Instituto Português de Santo António iniciar-se nos mistérios da fonética portuguesa...

Nessun commento: