martedì 11 novembre 2008

"A Corte do Norte" VIII - por Isabel Sperl

Comentário de uma aluna de Português ao filme "A Corte do Norte" de João Botelho, visto em grupo na passada sexta-feira, dia 31 de Outubro.

É um filme misterioso que trata de várias gerações duma família que vive na Madeira em casas grandes e lugares magníficos ao longo das costas da ilha. Uma menina jovem é obcecada com o saber a história verdadeira duma mulher nobre, sua antepassada, e indaga sobre o destino de outras mulheres: uma enforca-se, outra manda-se ao mar (?) e desaparece, outra ainda é uma prostituta … ou é uma actriz famosa?; no total creio que são cinco, todas representadas por uma única actriz, Ana Moreira.

O filme move-se através do tempo e das gerações. A cenografia: quadros de muitas pessoas em vestidos ornamentais evocando as pinturas do século XVII, estilo claro-escuro. A luz é dramática; a música é clássica. Seguir toda a trama é bastante difícil, sobretudo se não se conhece a novela. As legendas são muitas e longas. Parece-me que os mistérios restam mais ou menos obscuros. A actuação excelente e admirável da Ana Moreira foi o que me impressionou mais deste filme.

ISABEL SPERL

Nessun commento: