giovedì 15 ottobre 2009

Continuar "Os Maias": Stefano Valente

Dr. Pozzi at home, Sargent

Versão nº 3: Stefano Valente.
- Que diz o Sr. Pimenta da senhora condessa, Baptista? Ela diverte-se?
HOMONÍMIA


Àquela pergunta Baptista ficou como paralizado. Hesitava a responder a Carlos. No fundo – interrogava-se o criado – que direito tinha o seu dono, aí, tão cómodo na sua caminha, com o grog e os cigarros por perto, de lhe pedir todas aquelas informações, até sobre a vida privada da condessa?
— Então, Baptista? Ficaste mudo? Diverte-se ou não?
— Aumm, meu senhor, eu sei somente o que me contou o Pimenta...
— E que é que te contou? —, Carlos continuou com insistência.
E Baptista quase teve o impulso de mandá-lo à tábua, esse metediço, esse ricaço sem nada que fazer senão aborrecer os que trabalhavam, porém... Porém, de repente, passara-lhe pela cabeça que ele mesmo também se poderia divertir...
Respondeu, pois, com um sorriso imperceptível nos lábios:
— O Pimenta contou-me isto: que a senhora condessa tem umas... amizades.
— Amizades —, repetiu Carlos como um papagaio, enquanto se encostava à cabeceira, muito interessado.
— Pois sim: amizades. E uma particularmente. Uma com quem ela se dá bem mais do que com as outras...
— Vai para diante, Tista, continua!
— Mas, meu senhor, é só tagarelice entre dois criados, é a palavra do Pimenta, não sei se é questão de...
— Chega, Baptista: é mesmo questão. Então: quem seria o melhor amigo da condessa?
Naquela altura, com um sorriso mais visível, Baptista disse:
— Cicios, V. Ex.a sabe. O Pimenta afirma que, já há quase um ano, haveria um jovem senhor que estuda Letras em Coimbra... A condessa de Gouvarinho encontrou-o no Verão passado, nas termas, em Caldas da Rainha...
Carlos estava sempre mais curioso. Mais do que o grog, eram as palavras do criado que agora sorvia com avidez.
— Um jovem universitário, já o disse —, continuou Baptista. — Com apenas vinte anos, jura o Pimenta. Mas já tem barba de homem feito, longa e loura, bem curada.
— Ah, isso da barba deve ser uma moda hoje em dia, para os nossos rapazes...
— Pode ser, meu senhor... eu não entendo nada disso ao contrário de V. Ex.a —, acrescentou o servidor, quase começando a rir. — Só sei que aquele estudante, de barba curada, é de boa família. E chamam-lhe o Sr. Doutor Zé Manoel...
Carlos teve um sobressalto. Mudou de cor, e derramou a chávena de grog, estava a abrir a boca para dizer algo – mas o criado, com um rosto demoníaco, antecipou-se-lhe:
— O Sr. Doutor Zé Manoel Souza da Cunha – como o seu afilhado, meu senhor, a quem V. Ex.a quer tão bem. Tem de ser... homonímia, acho eu...
STEFANO VALENTE

Nessun commento: