lunedì 16 novembre 2009

Ainda o "Espelho Mágico" - de Eros Olivieri

Ricardo Trêpa em "O Espelho Mágico" de Manoel de Oliveira.


Magnífico texto do nosso aluno Eros Olivieri, a quem muito agradecemos pelo entusiasmo com que participa nas aulas e no blog, com os seus textos.

O espelho? Mágico?

Na parede da meu quarto está pendurado um espelho.
Os que o têm visto dizem que ele é magico.
Mas eu não tenho a certeza, nem de que é um espelho, nem de que é magico.
Efectivamente, quando eu me olho nele, eu não vejo a minha imagem, o meu nariz aquilino, os meus olhos cerúleos, a minha boca perplexa.
Não! Eu vejo só os meus pensamentos, os bons e os maus; vejo as minhas fantasias, as que posso confessar e as que não posso; os meus desejos.
Vejo as caras dos meus amores, dos meus amigos.
Mas, infelizmente, vejo também as caras de pessoas que eu não queria ver.
Tudo vejo neste espelho, que, portanto, espelho não é porque não reflecte quem nele se olha.
Tudo vejo, excepto a mim mesmo.
O meu espelho é magico quando me traz amigos, amores, desejos, fantasias. Mas outras vezes ele é terrível: é como uma muralha que esconde de mim mesmo a minha própria imagem….
Então que diz, meu amigo?
Esta coisa plana e luminosa é um espelho ou um imbróglio?
Mágico ou trágico?
EROS OLIVIERI

Nessun commento: