lunedì 2 novembre 2009

"Espelho Mágico" de Manoel de Oliveira por Germana Lardone


Após o visionamento, nas aulas de Português, de um excerto do filme "O Espelho Mágico" de Manoel de Oliveira (2005), pedimos aos nossos alunos de nível avançado um comentário sobre o filme. Este é aquele que escreveu Germana Lardone.



O tema do filme é muito interessante, e nele há a participação de dois gigantes da cultura portuguesa: o filme de Manoel de Oliveira é uma adaptação do romance “ Alma dos ricos “ de Agustina Bessa-Luís.

Em poucas palavras, Alfreda, una mulher rica e sem filhos, insatisfeita com a sua vida, tem uma obsessão religiosa: espera que lhe apareça a Virgem Maria.
Entra na sua vida um jovem libertado da prisão, Luciano, que, com um amigo procura uma moça para fazer o papel de Maria.
A depressão de Alfreda acaba por levá-la à morte.

O argumento do filme é muito interessante, creio que há vários temas:
- a insatisfação duma pessoa rica que resulta numa obsessão religiosa,
- se calhar um sentimento de culpa por serem tão ricos: o marido fornece os meios para os filhos doutras pessoas aprenderem música.
- Alfreda fica feliz por saber, através dos estudiosos que visitam a sua casa, que a Virgem Maria era rica também (uma justificação a sua própria riqueza).
-a incapacidade de viver a própria vida e de ver a realidade (o engano de Luciano). Pode ser que só antes de morrer chegue a ver a beleza da vida.

Como não vi o filme todo, não posso dizer ter compreendido bem, pois creio que a mensagem é que, apesar de tudo é bom viver plenamente a vida que temos – dores, alegrias, momentos difíceis e dias serenos. Como diz Manoel de Oliveira: “Apesar dos pesares, é bom estar no mundo. Vivamos, pois, seja lá como for “:

Uma frase de Alfreda marcou-me particularmente: “Não é preciso ser rico para comer, é precisa ser-se rico para saborear”: creio que no segundo caso “rico” significa rico interiormente.
O espelho mágico serve para ver no interior, para ver o futuro ou o passado esquecido?


GERMANA LARDONE

Nessun commento: