martedì 5 gennaio 2010

O Inverno e O gato inverno - de Roberta Spadacini


Agradecemos à nossa brilhante aluna e colaboradora assídua deste blog, Roberta Spadacini, mais um texto belíssimo que nos enviou...



O INVERNO

O Inverno é a estação mais fria do ano, caracterizada pela manifestação de eventos meteorológicos como: chuva, neve bruma, nevoeiro, vento e gelo.
Durante o Inverno a Terra recebe menos energia solar, então menor calor. Por isso as pessoas vestem-se com roupas mais quentes, com fatos mais fortes e comem pratos mais calóricos. Consome-se mais energia pelo aquecimento dos edifícios. Quem pode acende a chaminé e bebe uma chávena de chocolate quente.
Neste período a Natureza parece em suspensão, numa morte aparente. Muitos animais hibernam. Também muitas plantas vão em repouso. Despojam-se das folhas e ficam a espera dum tempo melhor. É o repouso necessário para se preparar à vida nova que se vai renovar com a Primavera. Pelo contrário os homens intensificam as actividades nesta estação, às vezes tornando a própria vida numa corrida insensata que se para só por algum dia durante as férias de Natal.
As quatro estações foram comparadas às diferentes idades do homem: a Primavera com as promessas da infância e da juventude, o Verão com os frutos da idade adulta, o Outono com a doçura da maturidade, o Inverno com a decadência da velhice que preanuncia a morte. Uma morte necessária para a renovação, para deixar o seu lugar a quem vem depois.
“É um momento passageiro/ uma dor transitória,
a idade da mudança/ que confunde a razão,
a necessidade de morrer dentro/ para poder renascer”
São as palavras duma canção de que gosto muito: Spleen # 132 do autor M. Venuti.

O gato inverno

A neve é uma raridade em Roma. No Inverno de 1985 eu era uma adolescente e aquele ano nevou muito, Roma era lindíssima, toda branca. Eu tinha um gato com manchas pretas e brancas. Ele nunca tinha visto a neve. Lembro-me do seu assombro quando afundou as patas na neve que caiu abundantemente na minha varanda. Quem sabe qual sensação experimentou!
A lembrança do meu gato na neve leva-me ainda mais atrás no tempo, às recordações da minha infância, em particular a uma poesia do escritor Gianni Rodari “Il gatto Inverno” que aqui traduzo:

O gato Inverno
Às janelas da escola esta manhã
o Inverno esfrega
as suas costas nubladas
como um velho gato cinzento:
com o nevoeiro faz jogos de prestidigitação
as casas faz desaparecer
e reaparecer
com as patas de neve branqueia o solo
e como cauda tem um sincelo...
Sim, Senhora Professora
estava um pouco distraído:
com aquele gato,
com o Inverno à janela
que me rouba os pensamentos
e os traz no trenó
por alegres caminhos.
Em vão eu os chamo:
ficaram presos
em algum ramo despojado
o por doce ingano, devagar
fingem ser melros ou pardais.

Roberta Spadacini

Nessun commento: