lunedì 15 marzo 2010

Exercício (Frei Luís de Sousa): "E se Manuel não tivesse posto fogo ao palácio?" GERMANA LARDONE

Museu Nacional do Teatro, Maquete de cenário para 2º acto da peça “Frei Luís de Sousa“. Cª Rey Colaço Robles Monteiro, Baptista Fernandes, 1969.


O estudo de alguns excertos da obra imortal de Almeida Garrett, "Frei Luís de Sousa", inspirou a escrita criativa de alguns dos nossos alunos...


Imaginar o que teria acontecido àquela família se, quando estavam chegando os Governadores espanhóis, Manuel de Sousa Coutinho não tivesse pegado fogo ao seu palácio. Será que alguma vez o Romeiro teria chegado à fala com D. Madalena de Vilhena?


Esta é a versão de Germana Lardone:





D. Manuel, depois da longa discussão com D. Madalena, que fica aterrorizada com a ideia de voltar para a casa onde viveu com seu primeiro marido, e para não dar um desgosto à sua esposa, decide agir de forma diferente.

Prepara um plano secreto para todos... Vai esperar no seu palácio os governadores espanhóis e, quando chegarem, recebê-los com todas as honras e para lhes dar as boas vindas convida-los-á para um banquete.

Faz servir uma comida muito boa e excelente vinho.

No final da noite procura uma desculpa para que a sua esposa se possa afastar um pouco (a filha não tinha assistido ao jantar), dá ordem ao seu criado mais fiel de fechar todas as portas do salão, recomendando a máxima discrição e, antes de desejar a boa noite, manda servir uma última bebida, um licor envenenado.

Os governadores, já bêbados, passam dum entorpecimento à morte sem poder pedir ajuda.

D. Manuel diz aos criados para estarem prontos para fugir, avisa D. Madalena e D. Maria e, com Telmo e Frei Jorge, vão ter com os criados que esperam nos subterrâneos do palácio, onde há uma passagem secreta para chegar num lugar seguro.

Ali permanecem escondidos durante o tempo necessário, antes de tomarem o barco que vai os irá levar ao Novo Continente.

Quando o Romeiro, que é o próprio D. João, regressa a casa, ninguém é capaz de lhe dizer o que aconteceu à sua esposa...





GERMANA LARDONE

Nessun commento: