lunedì 19 luglio 2010

Alessandro Cannarsa: Guarino Guarini em Lisboa


Uma pesquisa surpreendente do nosso aluno Alessandro, a quem muito agradecemos mais um belíssimo texto escrito a pensar neste blog:



Há um mês fui a Turim visitar meu filho que ali trabalha no restauro da Capela da Sacra Sindone, a grande obra de Guarino Guarini. Fiquei encantado pela beleza da cidade, e muito curioso com obra desse arquitecto, que é considerado um dos grandes autores do Barroco italiano, como artistas do nível de Francesco Borromini e Gian Lorenzo Bernini.
É incrível, mas uma breve pesquisa numa das bibliotecas da cidade levou-me ao Bairro Alto de Lisboa!
Há só três obras de Guarino que não foram edificadas em Itália: uma em Paris, uma em Praga e, provavelmente, a Santa Maria da Divina Providência em Lisboa.
Dizemos já que é inútil consultar a guia da cidade do Tejo para visitar a igreja, pois o terramoto de 1755 destruiu-a por completo, mas temos os projectos do autor e não nos faltará a imaginação.
É provável que Guarini foi à península ibérica entre 1657 e 1660, quando os padres teatinos, aos quais ele pertencia, decidiram construir uma igreja num terreno na Rua dos Fiéis de Deus, naquele Bairro Alto - que eu tive a sorte de conhecer quando ainda era um bairro popular e não a ruidosa multidão de pubs da moda que é hoje em dia...
De facto há quem dúvide que a obra realmente edificada fosse a de Guarini, mas o que é certo é que ele apresentou o projecto, que o desenho é maravilhoso, e que, ainda que a obra tenha sida realizada a partir de 1698, ano em que o autor já estava morto, não existia no Portugal da época quem pudesse apresentar um projecto mais importante.
Quem me conhece sabes que o meu tempo media de seriedade é um pouco limitada…
Olha: Igreja da Santíssima Anunciada em Messina ficou destruída pelo terramoto de 1908; Sant'Anne La Royale em Paris: criticada pelos classicistas franceses foi demolida; Santa Maria da Altötting em Praga: derrubada; da Santa Maria da Divina Providência em Lisboa já contei… E ainda mais esta: em 1995 durante o festejo pela conclusão de um precedente restauro, um terrível incêndio devastou a Capela da Sacra Sindone.
Tenho de acrescentar que Guarino era um fulano peculiar, cultor do esoterismo e da cabala - e oxalá o Roberto Quarta o ache interessante (a propósito: que lindo o passeio pela Roma dos mistérios!) - mas parece que entre os restauradores se diga que “porti jella” (alguns dos ritos apotropaicos italianos talvez sejam um pouco ordinários, mas a eficácia deles é bem provada… pergunto-me se existem também em Portugal semelhantes gestos para os esconjuros…).

Até próxima curiosidade…

ALESSANDRO CANNARSA

Nessun commento: