martedì 5 ottobre 2010

Portugal: uma República desde há 100 anos

cartaz da exposição "Res Publica. 1910 e 2010 face a face" do pintor António Marques, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa
5 de Outubro de 1910 - Proclaçamação da República

Na manhã do dia 5 de Outubro, em Lisboa, dirigentes do Partido Republicano Português dirigiram-se aos Paços do Concelho, de cuja varanda, José Relvas, acompanhado por Eusébio Leão e Inocêncio Camacho, proclamou a República: "Unidos todos numa mesma aspiração ideal, o Povo, o Exército e a Armada acabou de, em Portugal, proclamar a República".

Testemunho de José Relvas
A Praça do Município regurgitava, cheia pela multidão que ali acorrera logo depois de pacificada pela confraternização do Rossio. Foram proclamados os membros do Governo Provisório: Presidente, Teófilo Braga; Interior, António José de Almeida; Justiça, Afonso Costa; Finanças, Basílio Teles; Guerra, Correia Barreto; Marinha, Amaro de Azevedo Gomes; Obras Públicas, António Luís Gomes e Estrangeiros, Bernardino Machado. (…).
Fonte: José Relvas, Memórias Políticas, Lisboa, Terra Livre, 1977, p.151.

Testemunho de António José de Almeida
Batalhou-se durante três dias, mas batalhou-se honrosamente e aqueles que pegaram nas espingardas saíram dessa luta com as mãos tão puras de sangue que, voltando a seus lares podiam tomar ao colo as crianças que encontravam no berço.
Fonte: Discursos do Dr. António José de Almeida (Presidente de Portugal) Durante a sua estadia no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de Setembro de 1922, por ocasião das festas comemorativas do 1.º centenário da Independência do Brasil, Rio de Janeiro, Jacinto Ribeiro dos Santos, 1922, p.36.

Ver site oficial do Centenário


2 commenti:

MJ FALCÃO ha detto...

Parabéns pelo vosso post!
Tanta gente esqueceu já o que foi a República... Uns nunca souberam porque viveram "noutros tempos" em que a República foi abafada, outros porque nasceram tarde...
Importante é não esquecer os benefícios enormes dessa República, obrigada por terem falado dela!
Abraço forte

via dei Portoghesi ha detto...

Outro problema aqui em Itália é que muitos confundem a revolução do 25 de Abril com a queda da monarquia em Portugal. Obrigado pelo comentário e pelo entusiasmo pelo nosso blog! Até breve!