venerdì 12 novembre 2010

Vilma Gidaro: A Igreja de S. Vítor em Braga

Memórias do Verão passado, em texto e fotografia, que nos foram enviadas pela nossa aluna Vilma Gidaro.
Obrigado, Vilma!




Braga - Igreja de São Victor:(...) Foi mandada edificar pelo arcebispo de Braga - Dom Luís de Sousa (1677-1690) - cujo brasão está representado no centro do frontal triangular da fachada. A data da sua construção é 1686, conforme se lê numa das lápides da fachada. A igreja foi sagrada pelo arcebispo Dom João de Sousa (1696-1703) em 19 de Março de 1698(...)
No passado Verão, ia lendo "Viagem a Portugal", do nosso amado José Saramago, enquanto viajávamos, o Carlo e eu, visitado o Norte de Portugal.
Num dia quente, em Braga, lugar sem vento e que estava com 40 graus centígrados, aconteceu que o Carlo decidiu visitar a Igreja de São Victor para admirar a Virgem de Egipto. Não encontrando a estátua na Igreja, aberta naquele dia somente porque havia um baptismo de um bébé, o Carlo não desistiu e perguntou ao sacristão se era possível vê-la.
De facto, a obra estava, escondida na sacristia.
Foi uma descoberta interessante e ficámos verdadeiramente satisfeitos por tê-la visto e por ter conseguido tirar fotografias, embora através de um vidro, porque parece que não há outras fotografias (ou pelo menos isso é o que disse o sacristão).
Eis as fotografias da Virgem de Egipto e não do "enjeito"... como Saramago conta que a velha senhora chamava a estátua da Virgem.
Beijinhos grandes,
VILMA GIDARO

Nessun commento: