lunedì 11 aprile 2011

“A Querela dos Novos Simples: os paradigmas médicos português e italiano no interior do saber médico europeu, século XVI”


No âmbito do 1º ciclo de Conferências Relações luso-italianas nos séculos XV-XVIII: balanço e novas linhas de investigação no âmbito da celebração dos 150 anos da União de Itália

Conferência


“A Querela dos Novos Simples: os paradigmas médicos português e italiano no interior do saber médico europeu, século XVI”


pelo Prof. Doutor BRUNO MARTINS BOTO LEITE

do European University Institute de Florença



em colaboração com o Centro de História de Além-Mar, FCSH-UNLUAç


Terça-feira, 12 de Abril de 2011 às 18h30

no Centro Científico e Cultural de Macau, I.P.

Rua da Junqueira, 30 - Lisboa

Em 1998 a saudosa Professora Carmen M. Radulet organizou no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa um colóquio internacional sobre as relações luso-italianas e sobre a presença italiana em Portugal nos séculos XV‐XVIII. Os contributos, ao aprofundar aspectos peculiares da actividade económica da comunidade italiana em Lisboa, proporcionaram aspectos inéditos das relações comerciais e culturais luso‐italianas. A partir de então, novos estudos se debruçaram sobre esta temática avançando consideravelmente no conhecimento da actuação desta comunidade em Portugal, permitindo ampliar o quadro da realidade estrutural portuguesa e contribuindo para uma visão mais completa da história nacional. No intuito de efectuar um balanço das recentes investigações e, simultaneamente, abrir novas pistas interpretativas e de abordagem, estes encontros irão percepcionar a natureza da comunidade italiana em Lisboa e de que modo as redes económicas tecidas corporizavam os contactos culturais. Ao traçar a evolução do percurso italiano em Portugal nestes séculos, serão detectadas mudanças e persistências através do acompanhamento de histórias familiares bem como da análise do trajecto económico, social e cultural, da sua actuação em rede com múltiplas ligações que se estendiam até aos espaços ultramarinos. Com vista às celebrações dos 150 anos da Unidade de Itália em 2011, é interessante salientar que a existência de uma Nação Italiana em Portugal, isenta dos pátrios conflitos e confrontos, prefigura o que viria a ser muitos anos depois a Itália unida.

Nessun commento: