giovedì 8 settembre 2011

Projecto TODOS, Caminhada de Culturas



Agradecemos a assinalação da nossa amiga FEDERICA FORTE deste interessante artigo: "una contaminazione tra Italia e Portogallo, e in particolare tra Roma e Lisbona, e i loro quartieri multietnici Esquilino e Mouraria", nas suas palavras.


Obrigado, Federica!






Mario Tronco, o director desta orquestra, está pronto para realizar uma nova experiência, onde possa encontrar novos sons, outras culturas, novos músicos que vivam em Lisboa. Uma nova orquestra está a nascer a partir dos sons que a cultura portuguesa acolhe e contém na riqueza de relações que sempre desenvolveu com territórios próximos e também os mais longínquos do mundo: o norte, o centro e o sul de Portugal, Cabo Verde, Índia, Brasil, Moçambique, Angola, etc.

A história da Orchestra di Piazza Vittorio começa no bairro Esquilino, em Roma. Um bairro que gira à volta de uma praça colorida no coração romano: a Praça Vittorio. Este lugar de passagem e de convivência de muitas culturas e raças, inspirou Mario Tronco a criar este projecto musical.
Muitos músicos de origens, com experiências e tocando instrumentos todos eles muito diferentes, juntam-se para formar uma orquestra com um som único. Reinventam a música do mundo, com uma energia nova que impressiona o público em cada concerto.
Esta experiência musical visitou Lisboa e, depois do concerto no Festival TODOS, Caminhada de Culturas, em Setembro de 2009, nasceu uma nova ideia, um novo projecto musical a partir de Lisboa: a Orquestra TODOS.

O projecto TODOS, Caminhada de Culturas, é o motor e o contexto para fazer aparecer e crescer esta orquestra com a presença de Mario Tronco e alguns dos seus colaboradores em Lisboa em residências artísticas faseadas no tempo.

A primeira apresentação pública deste novo projecto, acontecerá no dia 11 de Setembro, no Largo do Intendente, durante 3ª edição do TODOS.

A Orquestra TODOS é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e GLEM/ Câmara Municipal de Lisboa.

Nessun commento: