martedì 15 novembre 2011

Ferena Carotenuto: "Maneira de bem sonhar"



Agradecemos à nossa aluna Ferena mais este belo texto para o blogue...




¿Que es la vida? Un frenesí./ ¿Que es la vida? Una ilusión,/ una sombra, una ficción,/ y el mayor bien es pequeño;/ que toda la vida es sueño,/ e los sueños, sueños son”, “La vida es sueño”, Calderón de la Barca




Prefiro falar no sonhar com os olhos abertos, porque os sonhos nocturnos não os podemos escolher; somos sujeitos passivos do nosso inconsciente, e às vezes os sonhos que temos - sempre comunicações entre a nossa alma mais profunda e a parte mais racional do nosso eu, da nossa consciência - os sonhos que temos então frequentemente não são aceitáveis, ou turvam-nos e revelam-nos problemas que preferimos ignorar. Mas não deveríamos ignorar os sonhos. Portanto não temos nenhum tipo de controlo sobre os sonhos nocturnos com olhos fechados.

Pelo contrário, estamos em controlo total no caso dos sonhos com os olhos abertos.
Há pessoas que vivem sonhando com os olhos abertos: poder ter a possibilidade de sonhar na nossa vida é a essência mesma da vida.

A minha vida é também um sonho: a realidade frequentemente é feia, dura, implacável. E para fugir da realidade posso sonhar. Ninguém poderá estragar os meus sonhos, são coisas que me pertencem em maneira absoluta.
Os sonhos são segredos.
Às vezes podemos compartir os nossos sonhos com outras pessoas, ter o mesmo sonho, ou o mesmo ideal.
Porque é claro que os sonhos pertencem ao mundo das ideias, das coisas irrealizáveis, pelo menos ao princípio.

Os sonhos quase sempre encaram o futuro.
Não conheço sonhos sobre o passado, porque o passado não se pode mudar. O presente vivemo-lo, neste momento, e também não é modificável. A única possibilidade é no futuro, e os sonhos para mim coincidem com o futuro. Então, como conclusão lógica, que não tem sonhos não tem futuro; e não podendo agir nem no presente, nem no passado, aquele que não tem sonhos está já morto, sem sabê-lo.
Para ter sonhos, porém, temos de ter confiança. Confiança e, seria ainda melhor, fé. Os sonhadores com fé e confiança poderão esperar de conseguir alcançar o sonho? Alcançar a realização na realidade duma ideia? Muitos conseguiram.

Um mundo melhor espelha-se nos olhos fitos dos sonhadores, dos profetas, daqueles que crêem. O nosso mundo foi transformado pelos sonhadores: por Jesus Cristo na sua forma humana, pelos grandes escritores incompreendidos, pelos científicos que inventaram coisas impensáveis às pessoas comuns, pelos músicos, pelos filósofos, pelos artistas. Pelas grandes almas.

Aquele que tem um coração pequeno, que não sonhe. Os sonhos precisam de imensa coragem e talvez inconsciência. Mas aquele que não risca de perder a razão da sua vida sonhando, não é digno de sonhar, que não sonhe. É fácil viver vegetando uma vida cómoda, tranquila, sem cores, talvez miserável. Uma vida sem sonhos, sem riscos, sem dor, sem sofrimento.
Os sonhos são para os loucos!

Como fazer para que sonhar bem? Ter pensamentos positivos, ter grande força moral e constância no comportamento, ter esperança. E para mim, sempre crer na ajuda do Padre celeste que não me deixará ao desamparo na realização dos meus bons sonhos.

Não consigo conceber sonhos de mau, porém creio na existência de sonhos malvados. Na história da humanidade, por sorte, ainda há poucos anos, prevaleceram os sonhos positivos. Agora não sei, percebo tantas trevas nos corações. O equilíbrio vai mudar? Isso não o sei. Mas continuo a viver sonhando, e, sonhando, a viver...


FERENA CAROTENUTO

Nessun commento: