lunedì 10 dicembre 2012

A palavra ao estudante... MARTINA MULAS: "Oxalá"


 
OXALÁ

“Oxalá meu futuro aconteça,

Oxalá que a vida me corra bem,

Oxalá que a tua vida também”

 

Estes são só alguns versos da canção que os Madredeus, famoso grupo musical Português, dedicaram a esta palavra, OXALÁ, que tem origem no Árabe “In shaa Allah”, “Se Deus quiser” e que se utiliza com referência às coisas futuras que imaginamos, ou que queremos, irão acontecer. Como sabemos, de facto, o idioma Árabe deixou marcas profundas na língua Portuguesa, sobretudo pelos 800 anos de dominação moura que a região sofreu.

Esta interjeição tem, então, sentidos religiosos. De facto, Oxalá – deus da criatividade - é celebrado numa festa chamada “Águas de Oxalá” pelos fiéis do Candomblé Brasileiro, uma religião que tem, por sua vez, origem no mito Africano, segundo o qual, a justiça divina liberta a bondade do Criador (Oxalá) sobre o mundo, como uma chuva, para dar benefícios à terra, dali o nome da festividade. Com precisão, Oxalá, por vezes chamado Obatalá, é o pai dos Orixá, divindades totémicas e familiares associadas aos elementos naturais. Oxalá é considerado o pai das cabeças: nele, reside a essência de cada pessoa, o que é e o que serà e lhe dá também o pensamento. Este rito é considerado como o início da primavera e podemos relacioná-la com nossa Vigília de Páscoa porque a água é o princípio da vida e é o elemento que compõe o ser humano.
Esta festa é celebrada nos bairros pobres onde o acesso à água é muito problemático. Neste sentido, a festa tem também o objetivo de sensibilizar a solução da crise hídrica como a água é um direito universal que só se compartilhado pode ser uma bênção para todos.

MARTINA MULAS

Nessun commento: