venerdì 22 marzo 2013

Leitura encenada de "IL SIGNOR PIRANDELLO È DESIDERATO AL TELEFONO"

Leitura encenada de "IL SIGNOR PIRANDELLO È DESIDERATO AL TELEFONO" de Antonio Tabucchi | INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE LISBOA | Segunda-feira, 25 de Março de 2013 às 19h00


Segunda-feira, 25 de Março de 2013 às 19h00
no Instituto Italiano de Cultura
Rua do Salitre, 146 – 1250-204 Lisboa

Lotação limitada. Reserva obrigatória pelo tel. 213 884 172

No primeiro aniversário do falecimento de Antonio Tabucchi

o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

tem o prazer de convidar V. Exa. para a leitura encenada de

Il Signor Pirandello è desiderato al telefono
de Antonio Tabucchi

direcção de Jean Paul Bucchieri

com Marcello Urgeghe e Jean Paul Bucchieri



Il Signor Pirandello è desiderato al telefono - Único trabalho teatral de Antonio Tabucchi, a acção desenvolve-se num manicómio de Portugal onde, perante um público de manequins e de loucos, um actor falido personifica Fernando Pessoa. Ele "improvisa" e imagina telefonar a Luigi Pirandello e confiar-lhe os seus tormentos, porque "Pirandello sabe lidar com as personagens que estão armadilhadas, escravas de uma máscara". Não resulta que Pessoa e Pirandello se tenham conhecido, mas poderia ter acontecido, porque o dramaturgo siciliano veio a Lisboa em 1931 para assistir à estreia mundial do seu “Sogno... ma forse no”.

Jean Paul Bucchieri nasceu em Itália em 1967 e reside em Portugal desde 1993. Doutorado na FMH da Universidade de Lisboa. Frequentou o Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian. Faz parte do Corpo Docente da Escola Superior de Teatro e Cinema. É membro integrado e investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Destacam-se a sua participação em projectos de Bob Wilson como assistente e intérprete bem como as colaborações com vários encenadores portugueses. Como criador, apresenta regularmente os seus projectos na área das artes performativas. Conduz uma investigação científica sobre o trabalho do intérprete e a sua relação com a escrita cénica contemporânea.

Marcello Urgeghe nasceu em Roma em 1966. Vive e trabalha em Lisboa. Desenvolve o seu trabalho de actor em Cinema e Teatro. É co-fundador da companhia Cão Solteiro Teatro que criou espectáculos com a dramaturgia e literatura de Wallace Shawn, Harold Pinter, Tchekov, Samuel Beckett, Michaux, Calvino, Patrícia Highsmith e Herberto Helder entre outros autores, em colaboração com Nuno Carinhas, Rogério de Carvalho e Miguel Loureiro. Colaborou em espectáculos do Teatro Praga entre vários. No cinema colaborou em filmes de José Álvaro de Morais, Teresa Villaverde, João Canijo, João Botelho, José Nascimento, Catarina Ruivo, Bruno de Almeida, Valeria Sarmiento, entre outros realizadores.

Nessun commento: