mercoledì 20 novembre 2013

A palavra ao estudante: NICOLETTA DEL GAUDIO - “Resposta ao Alessandro Cannarsa acerca das grandes crises sentimentais de um homem"

Em resposta ao texto de Alessandro Cannarsa, "As grandes crises sentimentais de um homem", publicado no dia 18, a nossa aluna e amiga NICOLETTA DEL GAUDIO escreve uma mensagem em que defende o seu ponto de vista e o das mulheres em geral. Bravo, Alessandro que soube criar a polémica e brava Nicoletta que lhe responde à letra! Obrigado a ambos!




Querido Alessandro,
acho o teu texto um “pouco”machista e unilateral.  Aqui parece que o homem é um pobrezinho, ingénuo e que só as mulheres, aquelas terríveis bruxas, decidem que vida ele deve viver. 
Tu estás a brincar? Tu dizes que é quando o namoro entra em crise, que os noivos resolvem casar-se.  Mas em geral, qual é dos dois noivos aquele que não quer encarar as suas futuras responsabilidades?  O homem! 
Aquele que, já com 35-40 anos (ou mais), não quer definir-se “homem” mas “rapaz” (a mesma pessoa que quando terá 50-60 anos não será “velho” mas “homem com experiência”, só para evitar a palavra velho!  HORROR!), também não quer empenhar-se porque, na realidade, gosta de ser um eterno “Peter Pan”! 
Como as crianças, deixa que outros tomem a decisão e façam as escolhas, até para que ele que se possa queixar depois, se a escolha já não lhe agrada.
Para fazer um filho, são necessários dois: um homem e uma mulher, não é?!? E então, se só um dos dois quer um filho, porque é que o outro não tem a força e a coragem para se recusar? Pode ser que a resposta seja a mesma de antes? Deixar que o outro decida e, a seguir, queixar-se? 
Tu falas das tentações que o homem sente quando o casamento envelhece... E a mulher? Ela tem o mesmo direito de sentir assim, mas  não se rende! A pergunta é: “Qual é a coisa em que se crê quando se vive juntos? Amar o outro assim como ele é e doar-se ou viver pensando só em si mesmo - onde a vontade de estar bem, acariciando e cuidando só do seu próprio eu, seja a única preocupação?”
Nicoletta

1 commento:

Alessandro ha detto...

Obrigado Nicoletta: esta é a resposta que a minha provocacao merecia.
Ciao,
Alessandro