venerdì 2 maggio 2014

A palavra ao estudante: Silvia Di Giuseppe como Nicolaj Gogol

Pedimos aos nossos alunos de encarnar um personagem à sua escolha e fazer uma apresentação na primeira do singular... A terceira a responder foi a SILVIA DI GIUSEPPE:


Chamo – me Nikolaj Vasil’evič Gogol, tenho 43 anos e sou um escritor russo.
Nasci no dia 20 de março de 1809 em Velyki Soročynci, uma aldeia no território da Ucrânia com o governo russo.
A minha família era composta por proprietários de terras, o meu pai era um escritor de comédias em língua ucraniana e a minha mãe não trabalhava, mas tinha uma personalidade forte, era uma mulher com um carácter austero e uma religiosa fervorosa. Crecsi em Vasilevka, numa propriedade do meu pai.
Primeiro estudei em Poltava e depois em Neřin e comecei a escrever quando tinha 16 anos.
Quando acabei os estudos aos 19 anos mudei-me para São Petersburgo e comecei a trabalhar como burocrata, mas continuei a escrever.
Uma das minha paixões é viajar, na verdade eu visitei muitas cidades como Hamburgo, Moscovo, Dusseldorf, Paris mas vivi sobretudo entre São Petersburgo e Roma. Além disso fui nomeado professor adjunto de história na Universidade de São Petersburgo mas infelizmente os meus estudantes diziam que as minhas aulas eram enfadonhas. Quando vivia em Roma, conheci vários escritores russos como Ivanov e Šapovalov e um poeta italiano muito famoso Giuseppe Gioacchino Belli.
Agora vivo em Moscovo, estou muito doente e não posso mais viajar, mas reconheço que a minha vida foi certamente muito interessante porque visitei muitas cidades do mundo.
Muitos críticos consideram-me um dos precursores dos Realismo Mágico, uma tradição literária onde os elementos mágicos aparecem num contexto realista.
Em algumas das minhas obras descrevo situações satíricas e grotescas com o fundo da desoladora mediocridade humana.
As minhas obras que os críticos consideram mais importante são Taras Bulba, Arabescos, Almas Mortas, O Nariz, O Capote, O Inspector Geral, O Retrato, O Diário de um Lôco, Noites na Granja ao Pé de Dikanta, Viy, Uma Terrível Vingança, Mirgorad, Avenida Nievsky. 

NICOLAJ



Nessun commento: