venerdì 3 ottobre 2014

9 Outubro: “Crossing past Portuguese History” no IPSAR



Será inaugurada no próximo dia 9 de Outubro, pelas 18h30, na Galeria do Instituto Português de Santo António em Roma (http://www.ipsar.org/index.php), a exposição de fotografia “Crossing past Portuguese History” / “Attraverso la Storia del Portogallo nel XX secolo”, com a curadoria de Rui Prata e Ângela Ferreira, do Museu da Imagem de Braga.

A exposição inclui trabalhos de Joshua Benoliel (considerado por muitos o maior fotógrafo português do inicio do século XX) e uma secção dedicada aos 40 anos da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, com 25 fotografias de Alfredo Cunha.

Apresentação da exposição pelos Comissários Rui Prata e Ângela Ferreira:

“Crossing past Portuguese History” é uma exposição que ensaia uma aproximação eminentemente fotográfica à História de Portugal do século XX e resulta de uma pesquisa exaustiva efetuada em alguns anos dos mais importantes arquivos portugueses de imprensa existentes (Ilustração Portuguesa/Século, Diário de Notícias,entre outros), bem como em alguns outros espólios privados de mais reduzidas dimensões.

O trabalho de seleção operado visou, duplamente, o levantamento dos traços de modernidade estética que, no jogo entre as necessidades do registo e da criação, em cada momento do século XX foram sendo adquiridos pelas sucessivas correntes fotográficas, e a deteção de imagens mais evocativas de climas e sensações do que fiéis à transmissão frontal de factualidades.

Procurou-se, assim, fugir à pura ilustração dos grandes acontecimentos, à imagem institucionalizada dos diferentes regimes políticos e da sua entronização cerimonial, para privilegiar uma abordagem da história das mentalidades e dos costumes que se faz a par com a microsociologia dos gestos, dos atos e dos ritos

inconscientes. Centrou-se, pois, a atenção na investigação dos modelos comportamentais, dos sentimentos, das emoções, dos valores e dos estados de ânimo coletivos captados pela fotografia, como aplicação prática do conceito de “bildhistoriker” (historiador da imagem) introduzido por Erich Salomon nos anos 20”.

 A exposição estará patente até dia 2 de Novembro.  



Nessun commento: