venerdì 28 novembre 2014

João Aboim in fuoco...

Il nostro amico e virtuoso pianista João Aboim - presente l'estate scorsa alla Filarmonica Romana nel giorno del Portogallo - fa successo ora a Londra appiccando fuoco al pianoforte!...

AUGURI, João!


Marlborough Contemporary is pleased to present an exhibition of new works by leading internationally acclaimed Portuguese artist João Onofre.

At the centre of the exhibition will be Onofre’s new film Tacet - a reinterpretation of experimental composer John Cage’s iconic ‘silent’ work, 4’33’’. Cage originally composed 4’33’’ in 1952 to be interpreted by any combination of instruments, but with instructions for the performers not to play throughout the four minutes and thirty-three seconds of the score. The ambient sounds occurring in the space during this time become part of the piece.

The Latin term ‘tacet’, after which the film is named, is the sole instruction in Cage’s musical score, meaning ‘it is silent’. As in Cage’s piece, the beginning of Onofre’s film is marked by the performer's entrance and the pianist João Aboim closing the piano lid. However, in a divergence from Cage’s instruction, the pianist sets the piano alight.The gradually building fire becomes the dominant sound and a startling image in contrast to the classical scene. (...)



João Onofre inaugurou, a 18 de novembro, na galeria Marlborough Contemporary, em Londres, a exposição individual Tacet. A mostra reúne uma série de trabalhos inéditos do artista, com destaque para apresentação do vídeo Tacet, que lhe dá nome e é inspirado pela icónica peça silenciosa 4’33” do compositor norte-americano John Cage.

Tacet é uma palavra do latim que significa “estar em  silêncio”, o novo filme de João Onofre traduz o ponto de partida para a reinterpretação da obra do compositor John Cage, que compôs 4’33” para qualquer tipo ou combinação de instrumentos musicais, mas com instruções precisas para que o seu intérprete ou intérpretes não tocassem durante os seus quatro minutos e trinta e três segundos de duração. O som que se ouve no próprio espaço de atuação ao longo do tempo pré-determinado por Cage torna-se, assim, parte integrante da composição.

O vídeo Tacet é protagonizado pelo pianista João Aboim que assinala o início da sua interpretação de 4’33” pelo fechar da tampa do teclado do piano. Porém, antes de começar a performance da obra de Cage, Aboim entra em cena e prepara o piano com fogo. A propagação do fogo pelo instrumento resulta num crepitar acentuado das chamas, cujo som invade de forma crescente o tempo da composição, bem como o espaço da ação, em contraste vibrante com o cenário clássico que é apresentado.


Nessun commento: