mercoledì 7 gennaio 2015

La parola allo Studente: Gabriele Franzè, "O surf em Portugal"

Agradecemos ao nosso aluno - e surfista - Gabriele Franzè, os belo texto que escreveu e a imagem que enviou para publicar no nosso blog - a primeira publicação deste ano de 2015!
Abraço, Gabriele! E boas ondas...


Finalmente chegou o momento de dar a minha contribuição ao blog  dos Portugueses, e não há momento melhor do que este, porque amanhã vou sair com a minha namorada, e vamos a Marrocos, onde há muitas muitas ondas, e vou poder fazer meu desporto preferido: o surf.

Porém tenho de explicar tudo desde o começo, porque se estou aqui escrevendo em português, é mérito do surf.

A minha primeira viagem a Portugal foi no ano de 2009. Organizámos um itinerário muito bonito: começamos de Faro, até chegar ao Porto, passando por Lagos, Sintra, e Cascais.
Desde quando era pequeno gostava de olhar os rapazes na televisão que faziam o surf, porém nunca podia fazê-lo já que em Itália não há muitas possibilidades, porque as ondas chegam só algumas vezes.
Quando estivemos mesmo em Cascais, vi uma escola de surf ao lado do lugar onde nós estávamos, e logo no primeiro momento disse para mim: esta é a tua ocasião!
Assim fui perguntar e disseram-me: "Já está combinado, amanhã encontramo-nos aqui às 9 horas."
Quase não conseguia esperar pela emoção.

No dia seguinte fui à escola, deram-me o fato de neoprene, uma prancha muito comprida para os novatos, e fomos para o mar.
Apesar da água estar gelada, as minhas emoções eram tão fortes que nem sequer a sentia.
Bom, depois das primeiras espumas que me levavam e me voltavam por todos os lados, aconteceu! Levantei-me, estava ali de pé em cima de minha prancha, arrastado só pela força da natureza, com o mesmo ritmo do mar. Uma sensação indescritível. E a partir daquele dia, na minha vida mudou alguma coisa.

A partir daí as minhas viagens quase sempre são a lugares onde se prática o surf, e já voltei 5 vezes a Portugal: estive no Baleal, um pequeno lugar perto de Peniche. Este lugar é muito famoso graças ao surf, porque ali tem lugar uma etapa do circuito mundial de surf, exatamente em Supertubos, e é conhecida como uma "praia tubeira".
O nome de Baleal é porque, nessa aldeia habitada por pescadores, há muito tempo, foram encontrados bastantes ossos de baleia, e foi daí que lhe veio o nome.

Bom, avante: nas minhas viagens fui à Figueira da Foz, a Lisboa, a Furadouro, a Espinho, a Esmoriz, à Nazaré e também a Coimbra, ao Porto, a Sagres, e a verdade é que gostei de todos esses lugares!

Um motivo porque quero voltar a Portugal é a famosa onda da Nazaré. Deixo-vos o link de um video, que vão adorar porque é um espectáculo: uma onda de dezenas de metros, poderosa, assustadora, algo que nunca se apanhou antes:
http://vimeo.com/114678234

Além disso, este ano, ganhou pela primeira vez um rapaz do Brasil o campeonato mundial de surf, então se alguém precisar de algumas notícias sobre o surf em português, vão encontrar muito material para conhecer este desporto maravilhoso e para praticar a nossa amada língua portuguesa.

Bom, a verdade é que estou tão enamorado do surf e os portugueses são tão simpáticos e amáveis, que quero experimentar mudar-me para Portugal a curto prazo.

Quem vem comigo???

GABRIELE FRANZÈ

Nessun commento: