venerdì 6 marzo 2015

Papa recebe «Obra Completa do Padre António Vieira»

IN http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/publicacoes-papa-vai-receber-obra-completa-do-padre-antonio-vieira/


O Papa Francisco recebeu  hoje a ‘Obra Completa do Padre António Vieira’, editada pelo Circulo de Leitores, na audiência-geral semanal que decorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Os especialistas encontram um grande paralelismo no caráter, nas atitudes, na frontalidade, nos diagnósticos e nas propostas do Papa Francisco, formado na Companhia de Jesus, e os do jesuíta António Vieira”, assinala o Círculo de Leitores que publicou os 30 volumes da Obra Completa do Padre António Vieira.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que ainda hoje a obra vai ser apresentada pelo bispo português delegado no Conselho Pontifício da Cultura, D. Carlos Azevedo, a partir das 18h30 (menos uma em Lisboa), no Instituto Português de Santo António de Roma, “onde Vieira pregou importantes sermões”.

A editora destaca o “magno valor” da publicação considerada um “feito histórico no quadro da história da edição em Portugal”.

“É a primeira vez que se publicou uma obra de tão grande dimensão, complexidade e qualidade em tão poucos anos preparada por uma equipa luso-brasileira”, acrescenta o Circulo de Leitores.

O reitor emérito da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, acompanhado do atual António Cruz Serra, vai liderar a comitiva portuguesa que conta com membros do Conselho de Administração e da Direção Editorial do Círculo de Leitores, assim como membros da comissão coordenadora do projeto Vieira Global.

Aobra completa do padre António Vieira foi lançada em dezembro, na Aula Magna em Lisboa, após um trabalho pesquisa, recolha, interpretação e autenticação de milhares de documentos provenientes de arquivos e bibliotecas portuguesas e estrangeiras.

Cerca de 15 mil páginas foram reunidas, por uma equipa multidisciplinar de paleógrafos, latinistas, linguistas, filósofos, historiadores, teólogos, juristas, cientistas literários, entre outros especialistas, e agora compiladas em 30 volumes.

O projeto “Vieira Global” vai incluir no futuro a concretização de um Dicionário Multimédia de Vieira, pensado sobretudo para as escolas e para as novas gerações; e a edição e tradução das obras mais emblemáticas do sacerdote e pregador jesuíta em 12 línguas, incluindo o árabe e mandarim.

A edição da Obra Completa Padre António Vieira, uma publicação do Círculo de Leitores sob a égide da Universidade de Lisboa, é dirigida por José Eduardo Franco e Pedro Calafate e tem como mecenas principal a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Foi possível colmatar uma grave lacuna da nossa cultura, disponibilizando ao grande público toda a obra do maior orador português de todos os tempos. Fez-se uma espécie de primavera cultural com esta edição que agora também está a ser publicada integralmente no Brasil a partir da matriz portuguesa, inclusive com a nossa matriz gráfica”, afirma à Agência ECCLESIA José Eduardo Franco, um dos coordenadores do projeto.

CB/OC

Nessun commento: