mercoledì 9 dicembre 2015

CHRISTINE VITALI: os tempos livres


Convidámos os nossos alunos de Português de primeiro nível a escrever sobre os seus tempos livres. A segunda a responder foi a Christine Vitali, a quem muito agradecemos e saudamos!

Boa leitura!

 


Eu sou uma mulher muito rica. Sou rica de tempo. É um luxo enorme neste século. Eu divorciei-me; os meus filhos vivem fora da Roma; o meu namorado não mora em Itália; eu vivo sozinha. Portanto, tenho muito tempo dedicado exclusivamente a mim.

Eu tenho interesse nas coisas da vida e na frequência dos/das amigos/amigas e família. Não prefiro um estilo particular de cinema, nem de literatura, nem de música, nem de arte, nem de desporto, nem de jornais, nem de revistas, nem de destino de viagens, nem de comida. Como, vejo, ouço e leio tudo. Eu sou uma omnívora cultural.

Porém, para este exercício de português, agora vou contar que é que eu faço nos meus tempos livres.

Nos meus tempos livres, principalmente estudo o vinho. Tenho um grande fascínio por isso (mas não estou apaixonada, porque a gente apaixonada por vinho fala só de vinho, viaja só pelas zonas de vinho, gasta dinheiro só para comprar caras garrafas de... vinho, etc.).

E​u prefiro e​stud​ar a viagem entre a uva nos vinhedos e o liquido na garrafa. O que é que acontece para que nos ofereça um vinho de que gostamos? Qual é a parte da natureza e qual é a parte dos homens na transformação da uva no vinho? Posso estudar este tema sem descanso. ​E bebo muitos vinhos diferentes. ​

Muitos países produzem vinho de qualidade; cado ano, a vindima gera um produto diferente; e mais e mais países no mundo fabricam vinho, ainda que o vinho não faça parte das tradições locais. O tema é infinito. Estudo também a cerveja ​e​ os destilados porque gosto muito de beber ambos. Tenho muitos livros que falam sobre o vinho, a sua história e a sua influência sobre a humanidade e sobre a religião. Leio estes livros muitas vezes sem tédio.

Para além disto, escrevo apresentações que tratam de vinho em inglês, francês e italiano para explicar a vida do vinho às pessoas que são curiosas sobre o assunto. De modo geral, a gente que trabalha no vinho é honesta e humilde e isso reflete-se no vinho deles.​ ​​É uma coisa psicologicamente muito interessante!​

Adoro os meus tempos livres!

 

CHRISTINE​ VITALI

Nessun commento: