mercoledì 6 aprile 2016

MATTEO CANALE - Do nosso enviado especial em Ourique...

Ainda na linha dos textos publicados no fim do mês passado, «notícias inventadas para um jornal que não existe», os nossos alunos EROS OLIVIERI e MATTEO CANALE oferecem à nossa leitura dois textos cheios de espírito e de humor, que muito agradecemos e aqui publicamos!




Do nosso enviado especial em Ourique –  O Correio Agrícola  n. especial

Aqui Ourique. 

Os nossos leitores são todos convidados a partecipar na próxima Feira do Porco Alentejano, que vai ser realizada de hoje até o dia 24 de Março, nos campos de Ourique: esta terra, de confim entre o Algarve e a região Alentejana, foi escolhida pela história para representar a mítica batalha homónima: o momento com que se indentifica a fundação  da Nacionalidade Portuguesa (1139).

De facto - os como nossos benevolentes leitores sabem bem - naquelas alturas as tropas Cristãs combateram e venceram os mouros, proclamando no campo de batalha o D. Afonso Henriques  como o Primeiro Rei de Portugal. Os historiadores ensinam-nos que depois daquela batalha a chancelaria de D. Afonso H. começou a usar a intitulação Rei dos Portucalenses, apesar de a Santa Sé reconhecer formalmente o Reino só em Maio de 1179. 


Um lugar muito marcante da história portuguesa, onde a lenda conta que o mesmo S. Tiago “Mata-moros” – conhecido como protetor do exército português - partecipou na batalha. Mas os santos também podem sofrer uma oscilação de popularidade: desde a conquista espanhola de Portugal, o culto de S. Tiago foi substituído oficialmente pelo de São Jorge, de derivação inglesa…  A  Tosca de Puccini tem sempre razão quando canta: “scherza coi fanti e lascia stare i santi”. 

Voltando à próxima Feira,  apesar de organizar só uma ocasião para degustar as especialidades da cozinha local e para promover os produtos do porco ao consumidor (e não importa se o consumidor não seja de pura raça alentejana!), a verdadeira novidade deste ano está no programa dos próximos eventos: o leitor não se pode esquecer que no dia 24 de Março vai ser organizada uma evocação da grande batalha de Ourique no pátio do castelo antigo: e desta vez não vai ser organizada uma comemoração mas um verdadeiro desafio de poesia… 


Então, entre uma degustação e o concurso regional do melhor grunhido, todos os produtores e os associados serão convidados a escrever alguns versos sobre este tema à moda antiga: os melhores serão premiados e haverá um sorteio final de presuntos gran cru! 

Animação garantida para toda a família: não deixem em casa os avós: entradas gratuitas: é aconselhavel marcar a mesa! E se vocês puderem,  não comam dois dias antes e releiam os versos de Camões ou de Pessoa: Hoje a vigília é nossa./ Dá-nos o exemplo inteiro / E a tua inteira força! (Mensagem)


 MATTEO CANALE

Nessun commento: