mercoledì 6 aprile 2016

Mostra di Violante Saramago Matos sul "Diário de Notícias" (Funchal)

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/578338/5-sentidos/578373-violante-matos-leva-arte-a-roma?destination=node%2F578373



É uma faceta menos visível do trabalho de Violante Saramago Matos a de artista plástica, precisamente a que a leva a partir da próxima quinta-feira à galeria do Instituto Português de Santo António em Roma. A bióloga estará representada com 30 obras do seu trabalho mais recente de pintura.
Com o título ‘Todo o sentir se acalma na absolvição das árvores’, a exposição reflecte “o profundo sentir” da também ex-dirigente partidária, filha da artista  Ilda Reis e do Nobel da Literatura José Saramago. “Uma oportunidade para o público romano entrar neste ‘mundo improvável’ de uma Alice que se poderia chamar Violante: o trabalho da artista, com uma piscadela para a poesia de Georgina Garrido - que acompanha didacticamente a sequência dos quadros -, desenvolve-se num percurso que cresce de intensidade até ao último quadro em exposição”, apresenta a Galeria das Salgadeiras, que a representa nesta apresentação internacional.
Giulia Lanciani é a autora do  texto do catálogo que acompanha a exposição, patente ao público na capital italiana até ao dia 25 deste mês. A inauguração será acompanhada por um momento de fado, curiosamente por quatro artistas italianos: Damiana Leone e Carlo Giacobbe (vozes), Felice Zaccheo (guitarra portuguesa) e Franco Pietropaoli (guitarra clássica). P.H.


Nessun commento: