mercoledì 4 maggio 2016

Maria João Pires em Roma - indimenticabile!



 
agradecimento no final do espetáculo

Grande sucesso, ontem à noite, o da pianista portuguesa Maria João Pires, cuja última aparição pública romana tinha sido ao violoncelista brasileiro Antônio Meneses num concerto a 15 de novembro de 2011 na Embaixada do Brasil



A artista, de talento reconhecido mundialmente, interpretou na Aula Magna da Università degli Studi di Roma “La Sapienza”duas sonatas de Beethoven, dando ao jovem pianista japonês Kaito Kobayashi, de quem a separam cinquenta anos de vida e a quem a unem talento e amor à arte pianística, a oportunidade de se exibir a seu lado (sonatas de Beethoven e Mozart), naquele a que chamou “Partitura Project”.

Da primeira fila aplaudiram a artista SS.EE. os Senhores Embaixadores de Portugal, junto do Estado italiano, Dr. Manuel Lobo Antunes e Senhora, e junto da Santa Sé, Dr. António de Almeida Ribeiro e Senhora.

Maria João Pires e João Aboim

A viver em Verona, onde, bolseiro da Fundação Gulbenkian, frequenta atualmente um master em encenação lírica com Gianfranco De Bosio e Lorenzo Mariani (Verona Accademia per l’Opera Italiana), João Aboim, jovem e talentoso pianista português, veio a Roma para ouvir e saudar Maria João Pires, de quem foi discípulo e è grande amigo. O público romano recorda João Aboim as suas atuações na Accademia Filarmonica Romana e nos Concerti del tempietto, no Teatro di Marcello, ao lado de Olivia Funnell e Tiago Neto.

No fim do concerto, Maria João Pires e Kaito Kobayashi ofereceram como “encore” a sua belíssima versão de Solveigs sang (Peer Gynt) de Edvard Grieg.
Indimenticabile!


Nessun commento: