lunedì 6 giugno 2016

CHRISTINE VITALI: A paridade entre mulheres e homens - um triste equívoco



Agradecemos à nossa aluna CHRISTINE VITALI este polémico texto, escrito no modo divertido a que habituou os nossos leitores - e a escolha da imagem para o ilustrar. Boa leitura!


A paridade entre mulheres e homens : um triste equivoco

Partilho este meu pensamento convosco: nasceu depois de ouvir este comentário feito por alguns homens “Se uma mulher não é deficiente, eu não vou abrir-lhe a porta, dada a igualdade.”

IGUALDADE? Quando? Onde? Depois: o conceito de igualdade abdicou da educação e da cortesia?

Este assunto da igualdade entre mulheres e homens é sem idade, sem nacionalidade e sem limite.  Um resultado imenso foi a possibilidade para as mulheres, só no século XX, de votar nas eleições e de ter um mínimo de direitos sobre as crianças que nasciam delas. No tempo das nossas avós, aqueles direitos ainda não existiam ou eram recentes.

A “metade do céu”, como os Chineses chamaram as mulheres, foi apenas a “metade de nada” até ontem.

Na Itália do início do século XXI, infelizmente, tantas mulheres são matadas sem piedade pelo (ex-)marido ou  (ex-)companheiro  em nome do … amor. A razão é clara: estes homens acham que a mulher lhes pertence, que  é um objeto que não tem direito de decidir o que fazer com a própria vida. 

Porque é que eles continuam a pensar assim, ainda hoje? O que é que a sociedade faz – ou não faz – pela imagem das mulheres? Se calhar somos todos culpados desta absurda situaçao? Acho que sim.

Apesar de ficar, todas as vezes, estupefacta com os horríveis crimes e de condená-los, esta nossa sociedade ( = nós) repara que, nas televisões nacionais públicas e privadas, todas as mulheres (jornalistas, apresentadoras ou outras, no verão como no inverno) apresentam-se sempre vestidas – não, desculpem, despidas - com pernas, ombros e braços desnudos, sem mencionar o “décolleté” quase sempre generosamente à vista dos espectadores. A mensagem é clara: “eu sou uma profissional, mas o destaque nesta altura não é para o que eu estou a dizer, mas para o que eu estou a mostrar-vos”. Provavelmente os produtores têm medo de perder a atenção masculina, caso as mulheres se vistam de outro modo. E elas,  um pouco para manter o emprego e um pouco por vaidade, aceitam. Então é muito difícil tomá-las a sério nestas condições e todos nos acostumamos a vê-las assim.

Tenho uma outra explicação (muito pessoal): nos estúdios da TV, uma pequena nuvem de clima tropical está a flutuar sobre a cabeça das apresentadoras enquanto os colegas masculinos, totalmente vestidos, estao sob uma nuvem fria. Que giro!

Também a publicidade não ajuda a melhorar a dignidade das mulheres. O assunto é vasto.

A mesma sociedade onsidera normal que uma mulher que tem um trabalho profissional integral seja também uma perfeita dona de casa, que faça funcionar muito bem a casa e a vida social e tenha cuidado  com o marido, as crianças e a família toda. Tantos papéis diferentes, tanto cansaço e nenhum tempo para a propria vida.

Uma sociedade que aceita, para as mulheres, um salário inferior ao dos homens pelo mesmo emprego. Este escândalo ainda perdura em todo o mundo apesar duma outra grande diferença: as despesas das mulheres são muito maiores que as dos homens. Sabemos que os homens precisam de barbear-se todos os dias, mas se não o fazem, não é um problema (de facto agora inúmeros homens usam barba). Enquanto as mulheres devem gastar muito dinheiro sobretudo com a higiene: por exemplo, as menstruações das mulheres que, contando todas juntas, duram uma media de 10 anos ininterruptos, durante quais obviamente precisam de proteções íntimas diárias e noturnas que custam (e se não as compram, têm um sério problema). 

A sociedade penaliza as mulheres na vida profissional e social por causa das ausências delas no trabalho durante estes períodos e/ou durante a gravidez e/ou depois do nascimento do bébé. Pelo contrário, esta situação deveria ser considerada com gratidão porque é o seguro da continuidade da humanidade, a esperança da civilização:  ter crianças que, tempos depois,  vão pagar as pensões dos aposentados (das mulheres, mas também dos homens – aqui há igualdade).

Já acreditei que, numa próxima vida, vou ser um homem. Sem repetir os pontos precedentes que todos são a favor dos homens, e considerando somente o ponto de vista financeiro,  poderia poupar dinheiro em todas as despesas - não tão indispensáveis, mas fortemente aconselhadas pela nossa civilização baseada na aparência e na saúde - como nos cuidados estéticos, na maquiagem, nos perfumes, no cabeleireiro; mas também nos sinais da feminilidade, como nos sutiens, na lingerie (muito apreciada pelos homens), nas bolsas, no guarda-roupa muito diversificado, nas sapatas, nas jóias. Sem esquecer todos os gastos não reembolsados ligados à saude e à higiene durante a gravidez, a amamentação (repetidos para cada criança) e a menopausa. 

Seria um homem rico! Mas seria também um homem educado e cavalheiro, que abriria a porta a todas as senhoras (deficientes e não) porque saberia que, exceto para as leis oficiais, a paridade entre mulheres e homens não existe e jamais existirá. Talvez apenas Marcello Mastroianni a pudesse discutir.

CHRISTINE VITALI

Nessun commento: