giovedì 9 giugno 2016

Frei Bernardo de Vasconcelos lido pelo poeta Mário Rui de Oliveira

Revelação

Poeta incompreendido e alma crente,
busco um caminho austero e iluminado.
Ergo o olhar do mundo indiferente
E sinto o coração erguer-se, ansiado.

Vivo a sofrer a dor de toda a gente
como quem para hóstia foi fadado...
Tive a pureza num desejo ardente
De ver-me em inocente transformado!

A renúncia é o caminho... e tão custoso
Que eu ergo as mãos p’ra Deus, aflito, ansioso,
Num íntimo alvoroço de fraqueza...

O meu calvário é agreste e doloroso...
Mas busco um abandono angustioso
p’ra ser só hóstia em sangue... luz acesa!...


Frei Bernardo de Vasconcelos, 1920

 
Bernardo Vaz Lobo Teixeira de Vasconcelos (São Romão do Corgo, Celorico de Basto, 7 de Julho de 1902 — Foz do Douro, 4 de Julho de 1932), mais conhecido por Frei Bernardo de Vasconcelos, foi um poeta místico e monge beneditino que, apesar de ter falecido a poucos dias de completar 30 anos de idade, deixou uma importante obra poética de inspiração católica. Foi autor de vários livros, um dos quais, Cântico de Amor, foi publicado no próprio dia do seu falecimento.[1] Decorre o processo para a sua beatificação.



MÁRIO RUI DE OLIVEIRA nasceu em Joane, em abril de 1973. Foi ordenado presbítero em 1997 e depois de dois anos como pároco vem para Roma estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde obteve a licenciatura canónica em 2002. Depois do curriculum de doutoramento concluiu também os estudos em Jurisprudência, defendendo a tese de doutoramento em 2005, sendo moderador S.E.R. Mons. Velasio De Paolis, Secretário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
Como Poeta, «O Vento da Noite» foi o seu primeiro livro, em cujo prefácio Eugénio de Andrade escreveu: «lidas as primeiras palavras, foi como se amanhecesse. Eram pequenos textos em prosa; na realidade eram breves poemas, de um ritmo preexistente, seguríssimo». Depois diss, publicou «Bairro Judaico» e traduziu para português «O Mel» de Tonino Guerra.
A sua tese de doutoramento em Direito Canónico foi publicada pela Universidade Gregoriana e tem por título «O DIREITO A VIVER DO EVANGELHO. Estudo jurídico-teológico sobre a Sustentação do Clero».
 


Nessun commento: