lunedì 11 luglio 2016

A vitória de Portugal na imprensa estrangeira



"O golo que veio do nada" e a "vitória da melancolia do fado". Para os brasileiros de O Globo, Portugal resistiu à "invasão francesa"

"Em nome de Cristiano"
"Éder! Éder! Foi ele o herói português. Com Cristiano lesionado a chorar na maca, o protagonista mais inesperado apareceu na segunda parte do prolongamento para negar a França a glória na sua própria casa."

"Portugal, o Euro é teu"
"Bum, um canhão disparado de longe, para a glória. Que desilusão para França, já de olhos postos no título, depois do triunfo sobre a Alemanha. Mas não: 1-0 para os portugueses e felicitações para a melancolia do fado."

"A fazer lembrar 2004"
"Apesar da lesão de Ronaldo a seleção sobreviveu e conquistou o Euro, infligindo a França uma derrota cruel, no final de um encontro sempre muito fechado. Um cenário a fazer lembrar a final do Euro 2004, quando Portugal perdeu em casa contra a Grécia."

"Resistência à invasão"
"Uma campanha com a cara do país, sofrida desde o início, mas com final feliz. Mesmo sem Ronaldo, fora de combate por lesão ainda no primeiro tempo, os lusos desdobraram-se na resistência à invasão francesa na final do Euro no Stade de France."

"O golo vindo do nada"
"Com determinação e um notável espírito apesar de ter perdido a sua maior estrela, Portugal venceu a França e ganhou o seu primeiro troféu internacional. Éder negou aos franceses um final de sonho para o evento que durou um mês. (...) O golo de Éder apareceu vindo do nada."
"Do choro à alegria"
"O futebol pode contar mil histórias em apenas um jogo. Comprovou-o Ronaldo numa noite francesa que jamais esquecerá. Do desconsolo passou ao descontrolo. Da pena por ter de deixar a sua equipa recompôs-se para animar os seus companheiros. Do choro à alegria."

Nessun commento: