venerdì 18 novembre 2016

23 de novembro - lançamento "DESENHO - História e Ensino" em Lisboa

Lançamento do livro "Desenho - História e Ensino"

Realiza-se no próximo dia 23 de novembro (quarta-feira), pelas 19h00, no CNC - Sala Sophia de Mello Breyner/Francisco Sousa Tavares. Entrada livre

Maria Calado (Presidente do Centro Nacional de Cultura), Vitor do Reis (Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e Fernando António Baptista Pereira (Diretor do Centro de Investigação em Belas Artes) convidam para o lançamento do livro "Desenho - História e Ensino" que será apresentado por Miguel Faria, Prof. da Universidade Autónoma de Lisboa.
 


23 NOVEMBRO > 19H00 I CENTRO NACIONAL DE CULTURA
O livro “DESENHO  -  HISTÓRIA E ENSINO” com a Coordenação de Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira será apresentado no Centro Nacional de Cultura (R. António Maria Cardoso, 68), no dia 23 de novembro, às 19h00.
Entrada livre.


Desenho, História e Ensino, volume coordenado por Luísa Arruda e Fernando António Baptista Pereira, do Centro de Investigações e Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, resulta do Encontro Internacional sobre Desenho em Portugal na Época Moderna, com especial incidência na sua prática e ensino, que teve lugar a 2 de Junho de 2016, nas instalações da Academia Nacional de Belas Artes, gentilmente cedidas para o efeito. Reúne textos daqueles autores e, ainda, de Pietro Roccasecca, da Academia di Belle Arti de Roma, de Vitor Serrão e de Vítor dos Reis, respectivamente da Faculdade de Letras e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e de dois jovens e promissores investigadores, Alberto Faria e Francisco de Almeida Dias.
Na época em estudo, a cidade de Roma constitui-se como centro irradiador de cultura e de mecenato artístico, para onde convergiam artistas e jovens estudantes de arte, entre os quais numerosos portugueses. Nesse contexto, do século XVI ao XVIII, observou-se uma relação direta entre a prática do desenho, o ensino artístico e a produção literária sobre arte, materializada em Tratados, Discursos, biografias de artistas, Dicionários, descrições, ensaios ou cartas. Nos diversos capítulos deste livro, abordam-se os contributos de vários desses artistas que, no seu regresso, defenderam a importância central do Desenho e a praticaram nas suas obras ou se tornaram professores, disseminando um novo tipo de conhecimento e de práticas artísticas que contribuiriam, a longo prazo, para a criação e consolidação do Ensino Público das Artes com a fundação das Academias de Belas Artes de Lisboa e do Porto em 1836.

Fernando António Baptista Pereira




Este livro intitulado "Desenho - História e Ensino" resulta do Encontro Internacional sobre Desenho em Portugal na época Moderna, realizado no âmbito da linha de investigação Estudos de Arte e Património do Centro de Estudo em Belas-Artes e proposto pela área disciplinar do Desenho como aula-extra do Curso do Doutoramento em Belas-Artes. 

O primeiro capítulo é dedicado à figura titular da Arte Moderna Portuguesa: Francisco de Holanda e o Desenho como ferramenta da criação e ensino das artes, texto de Fernando António Baptista Pereira, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. Em seguida marca presença o investigador Pietro Roccasecca da Academia de Belas Artes de Roma: A pedagogia do Desenho na Academia do Desenho de S. Lucas, 1593-1635, num estudo sobre a Academia que receberá muitos artistas portugueses. Vítor Serrão, da Faculdade de Letras, Instituto de História de Arte, apresenta o texto sobre o pintor maneirista influenciado pela arte romana: Campelo em Roma: A Bella Maniera e o primado do Disegno. Numa perspetiva mais alargada temporalmente, Luísa Arruda, da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa reflete sobre o papel de Roma como modelo no texto: Roma e a Academia de S. Lucas como modelo para os estudos artísticos em Portugal. Docente e investigador da mesma Faculdade, Vítor dos Reis reflete sobre um desenho barroco: O regresso de um cometa. A redescoberta de um estudo para o teto da Igreja dos Mártires de Francisco Vieira Lusitano. Francisco de Almeida Dias, do Instituto de Santo António em Roma, muito justamente, apresenta-nos a reflexão sobre os desenhos para a tela do altar-mor de Santo António e a circulação internacional desta imagem: Santo António de Lisboa em Roma. Giacinto Calandrucci na Chiesa dei Portoghesi. Como conclusão, Alberto Faria, investigador do CIEBA estuda um raro desenho do século XIX de artista português na Academia Romana: Uma Académia Romana na coleção da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. 

Nessun commento: