mercoledì 14 dicembre 2016

31 gennaio 2017 - incontro del Gruppo di Lettura in Portoghese su Olhos d'agua, di Conceição Evaristo.



Il prossimo incontro del Gruppo di Lettura in Portoghese, che si terrà alla Casa delle traduzioni il 31 gennaio 2017, alle 17:00, avrà come testo di discussione Olhos d'agua, di Conceição Evaristo.

Il libro si può trovare qui: http://tinyurl.com/h498dpf.

Chi volesse entrare nel gruppo di discussione google del gruppo può farne richiesta all'indirizzo daniele.petruccioli@gmail.com.
Esiste anche una pagina Facebook del gruppo, rispondente al nome di Letture Lusofone.
 
 
Conceição Evaristo (Belo Horizonte, 29 de novembro de 1946) é uma escritora brasileira.
Conceição nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte, com pais desconhecidos, e teve que conciliar os estudos trabalhando como empregada doméstica, até concluir o curso normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ.
Na década de 1980, entrou em contato com o Grupo Quilombhoje. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização.
É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.
Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.Atualmente leciona na UFMG como professora visitante.
Conceição Evaristo é militante do movimento negro, com grande participação e atividade em eventos relacionados a militância política-social.

Nessun commento: