lunedì 13 marzo 2017

Hugo Bernardo - Objecto Anamórfico

O artista, que expôs há alguns anos na galeria de Santo António dos Portugueses, em Roma, inaugura agora uma nova importante exposição individual. Muitos parabéns!


Hugo Bernardo - Objecto Anamórfico
Exposição Individual com uma selecção do trabalho recente do artista Hugo Bernardo

Inaugura sábado a 18 de Março das 14h ás 18h, termina dia 31.

Rua Academia das Ciências 19, 2º andar - Lisboa​​ 
Segunda a Sábado, das 10h00 às 18h00.

Objecto Anamórfico 
"O objeto seduz. Volta-se a ele. Observando a sua forma deste e daquele ângulo. Representando-o maior ou mais pequeno. Observando como o tom do objeto muda com o tom da cor. Encontrando ligações entre objectos distintos. Tentando desvelar os seus segredos, criar uma intimidade, possuí-lo através do retratar. E a intimidade pode tornar-se tal que, o que se quer em certas alturas é reformular o objeto, distorcê-lo, moldá-lo, qual Pigmaleão num círculo vicioso.
E assim chega-se ao objeto anamórfico, o objeto formado de novo, a partir de um outro já existente, do qual deriva a estrutura de base, metáfora que existe nas artes e nas ciências.
No entanto, talvez qualquer objeto artístico seja anamórfico, entendendo-se que qualquer representação seja criar novamente, mantendo pontos de referência, nalguns casos mais, noutros menos, mesmo nos contextos mais abstratos."
Eva Oddo, Março 2017 (excerto do original)

Nessun commento: