lunedì 29 maggio 2017

Pontifício Colégio Português de Roma recebe o título “Casa de Vida” da Fundação Raoul Wallenberg



No próximo dia 30 de Maio, a Fundação Raoul Wallenberg atribuirá ao Pontifício Colégio Português de Roma o título “Casa de Vida”, pelo acolhimento dado aos judeus e outras pessoas perseguidas pelo regime nazi durante a IIª Guerra Mundial.

O evento terá lugar no Colégio e contará com a presença dos representantes da Fundação Wallenberg, do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, da Presidente da Comunidade Hebraica de Roma, do Dr. Luigi Priolo (um dos refugiados no Colégio de 1943 a 1944), do jornalista António Marujo (que deu a conhecer a história do Reitor do Colégio, Mons. Joaquim Carreira, declarado “Justo entre as Nações” em 2010, pelo Memorial do Holocausto) e outras autoridades de Roma.

Pelo menos 40 pessoas passaram pelo Colégio durante os meses que durou a ocupação nazi de Roma. Alguns eram judeus, outros resistentes antifascistas. Passadas várias décadas a Fundação Wallenberg, no seguimento do seu fundador Baruch Baruch Tenembaum, diplomata sueco que salvou um grande número de pessoas na IIª Guerra Mundial, procura preservar a memória de pessoas e instituições que deram acolhimento aos perseguidos durante o Holocausto, procurando infundir nas novas gerações o espírito de solidariedade e fraternidade.

Nessun commento: