lunedì 5 giugno 2017

CHRISTINE VITALI: Macron


A nossa aluna CHRISTINE VITALI - de origem francesa, vivendo em Itália e apaixonada por Portugal – envia-nos este texto que escreveu no mês passado sobre a eleição presidencial francesa. Obrigado, Christine!




O principal acontecimento da semana foi a eleição do Presidente da República francesa, Emmanuel Macron.

Uma eleição com muitas novidades:

- o homem só tem 39 anos e consequentemente é o presidente mais novo desde a criação da República francesa, além de ser mais jovem do que Napoleão, que tinha 40 anos ao tempo da tomada da posse: um sucesso único!

- E.M. foi Ministro das Finanças nos 2 anos passados, mas antes deste cargo, o público não o conhecia. Ele demitiu-se no fim do ano de 2016 para poder concorrer às eleições. O Presidente da República naquela época, François Hollande, julgou esta despedida do governo uma deslealdade. Claro que F.H. não tinha reparado nas capacidades políticas de E.M. e foi surpreendido pela sua ambiciosa decisão. E.M, uma vez desimpedido das responsabilidades governamentais, constitui um partido novo chamado EN MARCHE, o que significa EM MARCHA: uma vontade extraordinária!

Assim, poucos meses antes da eleição mais importante do país, um político quase desconhecido do povo francês apresenta-se sem o apoio dos habituais grandes partidos: um risco louco!

- E.M. é casado com uma mulher que tem mais 24 anos do que ele. Donald Trump está casado com uma mulher que tem 24 anos menos do que ele. O mundo estupefato descobre que a diferença de idade num casal famoso pode ser um amor verdadeiro, sem interesse financeiro: um desafio doido!

Todas essas condições comprovam uma personalidade fora do comum, acostumada a lutas ao nível profissional, social e privado. Parabéns, Emmanuel!


CHRISTINE VITALI

Nessun commento: