mercoledì 18 ottobre 2017

Portugal é MÁTRIA: Massimo Iacomini



Pedimos aos nossos alunos de nível avançado do Instituto Português de Santo António em Roma para escreverem sobre algumas mulheres notáveis da cultura portuguesa. Massimo Iacomini escolheu ROSA MOTA.
Obrigado, Massimo!



Acho que é normal identificar o desporto português com o jogo do futebol e os futebolistas mais célebres, como Eusébio da Silva Ferreira (Eusébio), Rui Manuel César Costa (Rui Costa), Luís Filipe Madeira Caeiro Figo (Figo), ontem, e Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Cristiano Ronaldo), Luís Carlos Almeida da Cunha (Nani) hoje.

Os apaixonados de ciclismo lembram os velhos e novos ciclistas como Joaquim Agostinho e Rui Alberto Faria da Costa, campeão do mundo no ano 2013 em Florança.

Mas os portugueses e todos apaixonados de atletismo lembram com afeto uma pequena portuguesa que ganhou uma medalha de ouro olímpica e outras importantes vitórias na competição mais absorvente: a maratona.

Ela chama-se María Correia dos Santos Mota, Rosa Mota, e nasceu no Porto no dia 29 de junho do ano 1958 e começou a correr quando ainda frequentava o liceu.

No ano 1980 Rosa teve un problema de saúde relativo à asma, mas depois, em 1981, Rosa recomeçou a partecipar as competições.
 
O palmarès dela é muito rico de medalhas:
Jogos Olímpicos
1984 - Los Angeles - Maratona (Medalha de bronze)
1988 - Seoul - Maratona (Medalha de ouro e seu recorde pessoal)
Campeonatos do Mundo
1987 - Roma - Maratona (Medalha de ouro)
Campeonatos da Europa
1982 - Atenas - Maratona (Medalha de ouro)
1986 - Estugarda - Maratona (Medalha de ouro)
1990 - Split - Maratona (Medalha de ouro)

Rosa abandonou as competições em 1991, porque sofria de ciática.

No ano de 2001 promoveu a maior corrida feminina em Portugal, para arrecadar fundos para combater o cancro da mama. 

Os portugueses chamam-na Rosinha, ela é muito popular e foi distinguida com ordens honoríficas em Portugal.

Também no Brasil, Rosa Mota é muito popular, porque é a maior vencedora feminina de todos os tempos da mais famosa corrida de rua do país, a Corrida de São Silvestre, disputada nas ruas de São Paulo, anualmente, no último dia de cada ano. Rosa venceu a prova por seis vezes.

 MASSIMO IACOMINI

Nessun commento: