sabato 18 novembre 2017

CHRISTINE VITALI: A partir de um desenho de Maria Keil...

Pedimos aos nossos alunos que se inspirassem numa ilustração da grande artista portuguesa MARIA KEIL e que contassem a sua história... Aqui está o texto da CHRISTINE VITALI. 
Muito obrigado!





A imagem recorda o drama atual dos migrantes, das pessoas que tiveram de deixar o próprio país por causa da guerra ou da discriminação  racial ou da intolerância religiosa ou das epidemias ou da fome ou de regimes políticos brutais ou doutras situações desesperadas.

A chuva que cai, desenhada com formas parecidas com relâmpagos, obriga a memória a retomar lembranças sinistras da cruz suástica e das suas terríveis consequências nos povos no século passado.
As seis personagens estão a fugir sob a chuva, sem guarda-chuva. As cinco mulheres têm um xaile sobre a cabeça e o único homem, sem xaile, põe as suas mãos à cabeça no esforço de protegê-la num gesto institivo, sem reparar no absurdo da sua tentativa.

Em frente do grupo feito de quatro mulheres e dum homem com as caras em parte escondidas, observe-se uma mulher com o rosto visível, assustado e alarmado. Ela olha para trás, e isso quer dizer que ela receia ser seguida por inimigos ou por outro perigo, talvez natural.

Os pés descalços de todos e as saias compridas das mulheres referem a uma altura do passado ou a um grupo de pessoas atuais dum povo pobre numa civilização atrasada.

A sensação geral da imagem é de frio, de medo, de pobreza e de angústia total.
Nunca pendurarei essa imagem no meu quarto.

CHRISTINE VITALI

Nessun commento: