martedì 7 novembre 2017

Embaixador em Cuba é o novo presidente do Instituto Camões - MANUELA GOUCHA SOARES

Luís Faro Ramos é o primeiro diplomata a dirigir o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. O ainda embaixador de Portugal em Cuba deixa Havana no dia 31, dois anos depois de ter apresentado credenciais


Publicado a 23.10.2017 em http://expresso.sapo.pt/politica/2017-10-23-Embaixador-em-Cuba-e-o-novo-presidente-do-Instituto-Camoes


Luís Faro Ramos, 55 anos, atual embaixador de Portugal em Cuba é o novo presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. É o primeiro diplomata a ocupar este cargo que tem como principal objetivo a defesa, promoção e difusão da língua portuguesa.

Faro Ramos diz ao Expresso que este “desafio é prestigiante. E é um reconhecimento da carreira diplomática portuguesa. Espero corresponder à importância e centralidade da cooperação , cultura e língua na política externa portuguesa”.

O novo presidente é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e substitui no cargo Ana Paula Laborinho. O novo responsável pelo Camões diz que vai “privilegiar o trabalho em equipa e uma abordagem integradora”.

EMBAIXADOR DEIXA HAVANA MAIS CEDO
Luís Faro Ramos apresentou credenciais em Havana em setembro de 2015. A sua nomeação para a liderança do Camões acabou por fazer com que deixe Cuba mais cedo do que estaria previsto.

Foi entrevistado pelo Expresso em março de 2016, por ocasião da visita do Presidente Obama aquele país do Caribe; a entrevista pode ser lida aqui.

LABORINHO NA CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA
Ana Paula Laborinho, que foi presidente do Instituto Português do Oriente [sedeado em Macau] antes de assumir funções no Camões, vai dirigir o novo escritório da Conferência Ibero-Americana em Portugal.

MANUELA GOUCHA SOARES

Publicado a 23.10.2017 em http://expresso.sapo.pt/politica/2017-10-23-Embaixador-em-Cuba-e-o-novo-presidente-do-Instituto-Camoes

Nessun commento: