mercoledì 7 marzo 2018

Angela De Chirico - no Dia da Mulher




Queria falar das mulheres falando em primeiro lugar da minha experiência, de quando era uma jovem que sonhava  mudar o mundo.
Nos anos 70 do século passado tinha aproximadamente vinte anos e frequentava a Universidade.
O mundo mudava rapidamente e tudo o que era "velho" era contestado.
Eu lia muito, como ainda hoje faço. Lia livros que falavam da escola e educação, da prisão, dos hospícios para os loucos, de todas as instituções que não correspondevam, para mim e para muitos jovens, ao espírito dos tempos. E discutia e lutava para apoiar os meus direitos.
Além disso e, sobretudo, era uma mulher. Não queria ser diferente por esta razão. Queria e demandava uma vida cheia e completa. Eu estudava muito e tentava realizar-me no trabalho. Naqueles anos o feminismo mudou muito as nossas vidas.
Não foi uma coisa fácil porque muitas lutas foram necessárias. Mas eu acreditava que fosse certo lutar. E lutei toda a vida e fiquei feliz com os meus resultados e com os resultados das mulheres na sociedade. Muitas mulheres conseguiram importantes atribuições nos campos mais variados.
Agora é muito triste ver que, enquanto as mulheres ocupam um papel importante na sociedade, no trabalho, na ciência, na política e que aparentemente não há diferenças,  na verdade as mulheres continuam a receber geralmente salários inferiores aos dos homens com o mesmo nível do trabalho. Em muitas coisas, voltámos ao século passado.
É depois muito importante que a sociedade efetive o direito da mulher sobre a sua liberdade individual, o seu corpo e a sua mente.
Temos de pensar nos muitos casos de feminicídio dos últimos tempos. A mulher não é e não pode ser a propriedade dum homem e a sociedade tem de protegê-la.
Se isto não acontece, não se pode falar, nem de paridade nem de feminismo, nem de MATRIA. E o slogan "Eu sou minha" dos anos '70 - onde está agora?
Eu não consigo encontrá-lo mais.

ANGELA DE CHIRICO

Nessun commento: